Visando a estreia no Campeonato Baiano de XV Masculino no dia 10 de junho (domingo), às 10h, contra o Serigy, de Sergipe, no Parque Santiago, o elenco realizou um treino neste feriado de Corpus Christi no mesmo local. Confira a tabela da competição clicando aqui.
Sob comando do treinador Riccardo Marilli, os atletas iniciaram dando voltas ao redor do campo e, em seguida, foi trabalhado o passe de bola entre os jogadores em linha com troca de posição, apoio após cada jogador chegar na ponta para dar continuidade de ambos os lados.
Na sequência, o técnico comandou um tackle ou placagem. Essa regra do rugby é feita agarrando o jogador adversário que está portando a bola e conduzindo o mesmo ao chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola. O atleta poderá fazer uso do ombro, de modo a travar o avanço do portador da bola, mas a utilização dos braços é obrigatória.
No início do treino, os atletas atacavam a bola para procurar espaço e assim ganhar terreno. Em conversa com o site oficial do Azulino, Marilli destacou que o elenco tem que melhorar o passe da bola, principalmente daqueles que chegaram recentemente ao clube, mas elogiando o desenvolvimento no apoio, já que sem ele o time não avança.
Os elencos retornam aos treinos neste sábado (2), às 9h30, no Parque Santiago. Criado em 1845 no Reino Unido, o objetivo em uma partida de rugby é maior o maior número de pontos. Um deles é o try, quando o atleta consegue apoiar com uma das mãos a bola no solo dentro da área de validação da equipe adversária totalizando cinco pontos.
Já a conversão é uma bonificação que vale dois pontos. Sempre após o try, a equipe tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na “área de validação”, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.