Por ocasião da final da Copa das Confederações neste domingo, entre Brasil e Espanha, o jornal A Tarde publica hoje uma matéria especial “Baianos com o coração dividido”, falando das expectativas da colônia espanhola para o jogo que atrairá as atenções de todo o mundo.
A matéria, de autoria do jornalista Ricardo Palmeira, cita a trajetória dos espanhóis que emigraram para o Brasil, e, em particular, para Salvador, em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida. A Bahia, um dos epicentros da chegada daqueles imigrantes, conta hoje com mais de 20 mil pessoas na colônia espanhola, entre espanhóis de nascimento e descendentes.
Um dos resultados deste movimento foi a criação do Galícia. Por isso, a matéria aborda com destaque a criação do clube, em uma seção à parte, intitulada “Clube de futebol conseguiu integrar Espanha com Bahia”, ilustrada com uma foto do diretor de comunicação do granadeiro, Beto Boullosa. Ele fala do anos gloriosos do clube, nas décadas de 30 e 40, quando foi forjado o apelido de “Demolidor de Campeões”, dos grandes nomes revelados nas divisões de base granadeiras, e do atual projeto de resgate do clube.
Se você gostou e quer ler a matéria completa, corra para a banca mais próxima e compre o jornal A Tarde, edição dominical!