Na terça-feira (13/11), na sede da Federação Baiana de Futebol, foi realizado o Conselho Técnico do Campeonato Baiano de 2014, ano este que marcará a volta do Galícia para a elite, depois de 15 anos. Na reunião, que definiu a fórmula de disputa da competição, estiveram presentes os representantes das doze agremiações participantes, entre eles, o presidente azulino Dario Rego, acompanhado do diretor de futebol, Amilton Rego.
Durante o encontro, decidiu-se que o formato do campeonato será o mesmo de 2013, com início em 12 de janeiro e final em 13 de abril. Entretanto, na quarta-feira, um dia depois do Conselho Técnico, a FBF alterou a data de início para 8 de janeiro.
Na primeira fase, nove times formarão um grupo único (além do Galícia: Bahia de Feira, Catuense, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) e jogarão entre si em apenas um turno, disputando oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora.
Ao final desta fase classificatória, passarão para a segunda fase as cinco equipes mais bem colocadas. As duas últimas serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2015, enquanto a sexta e a sétima colocada serão eliminadas, mas garantirão a sua permanência na Primeira Divisão do ano seguinte. Nesta fase, os cinco classificados irão juntar-se a Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, divididos em dois grupos de quatro equipes, com jogos de ida e volta em formato grupo contra grupo.
A fase semifinal será disputada pelos dois primeiros colocados de cada grupo, com o primeiro de cada grupo enfrentando o segundo do outro grupo, em confrontos de ida e volta, nos dias 26 e 30/03. Os vencedores dos duelos farão a final em dois jogos, marcados para 06 e 13/04. A disputa de terceiro lugar somente ocorrerá caso a final não seja disputada entre Bahia e Vitória.
Vagas para competições nacionais e Nordestão
O campeão baiano de 2014 irá garantir a presença na Série D do Campeonato Brasileiro 2014 (caso não seja Bahia nem Vitória, que já disputam o Campeonato Brasileiro), na Copa do Brasil 2015 e na Copa do Nordeste 2015. Já o vice-campeão conquistará uma vaga na Copa do Nordeste 2015.
E para valorizar a primeira fase da competição, que terá somente nove clubes, a Federação decidiu dar uma vaga na Copa do Nordeste 2015 ao clube primeiro colocado nesta fase, e uma vaga na Copa do Brasil 2015 ao segundo colocado.
Além disso, os seis primeiros colocados do Campeonato Baiano irão disputar, no segundo semestre de 2014, a Copa Governador do Estado, competição que dará a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil 2015.
Portanto, o Galícia terá uma grande oportunidade de conseguir um passe para o seu retorno às competições nacionais, bem como de participar do Nordestão, um dos principais torneios regionais da atualidade.
Sub-20
O Campeonato Baiano 2014, categoria Sub-20, seguirá fielmente a mesma fórmula do profissional, com ambas as competições ocorrendo em paralelo. Será também o retorno do Galícia a esta categoria, da qual está afastado há alguns anos.
Presidente
Em depoimento ao site oficial após a realização do Conselho Técnico, o presidente do Galícia, Dario Rego, mostrou-se satisfeito com o retorno do Galícia ao encontro, depois de tanto tempo sem participar das decisões que afetam a elite do futebol baiano.
Segundo Dario, o Galícia queria um campeonato em pontos corridos, com todos jogando contra todos, mas, infelizmente, foi voto vencido. Segundo ele, a diretoria azulina vai buscar preparar-se da melhor maneira possível, dentro da fórmula que foi aprovada, para que o clube realize uma boa campanha, e que possa “honrar a tradição do Demolidor de Campeões no ano do nosso retorno à elite”.