A FBF publicou nesta quarta-feira a tabela da Copa Governador do Estado 2013, que terá a participação de oito equipes, entre elas o Galícia. A competição reveste-se de especial importância por dar uma vaga para a Copa do Brasil e outra para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2014. Será portanto, a primeira oportunidade do Azulino conseguir um passe para as competições nacionais, agora que já foi cumprido o objetivo de voltar à elite do futebol baiano. Além disso, o Demolidor de Campeões voltará a enfrentar a dupla BA-VI em competições oficiais, algo que não ocorria há muitos anos.
A Copa Governador do Estado começará no dia 28 de setembro e terá seis participantes provenientes da Primeira Divisão 2013 (Bahia, Vitória, Jacuipense, Vitória da Conquista, Serrano e Bahia de Feira), e os dois finalistas da Segunda Divisão deste ano (Galícia e Catuense). Os times estarão divididos em dois grupos na primeira fase, assim distribuídos:
- Grupo 1: Galícia, Bahia, Vitória e Jacuipense
- Grupo 2: Serrano, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e Catuense
Os dois primeiros de cada grupo classificam-se para as semifinais, onde jogarão em caráter eliminatório para definir os dois finalistas. O campeão assegurará as vagas para a Copa do Brasil e para a Série D, exceção feita a Bahia e Vitória, que já fazem parte da Série A do Brasileiro. Além disso, o Vitória já tem vaga assegurada na Copa do Brasil, por ter sido campeão da Primeira Divisão.
Portanto, caso um deles seja campeão, a vaga da Série D irá para o vice-campeão. Se ambos forem finalistas, esta vaga irá para o terceiro colocado (o regulamento prevê a hipótese da disputa do terceiro lugar, justamente no caso em que as finais sejam disputadas pela dupla BA-VI). Já a vaga da Copa do Brasil somente irá para o vice-campeão caso o Vitória fique com o título.
A boa notícia para o Galícia é que fará todos os seus jogos da primeira fase em Salvador, pois o mando de campo da Jacuipense será o mesmo que o do Granadeiro: o estádio de Pituaçu. Como o mando de campo do Vitória será no Barradão, e o do Bahia na Arena Fonte Nova, o Azulino jogará nos três grandes estádios da cidade, e, ainda por cima, fará a sua estréia na Arena.
O clube já está traçando o planejamento para a competição. A diretoria pretende manter a base do time campeão da Segundona, assim como a comissão técnica que foi vitoriosa ao levar o grupo ao título tão almejado. Depois da conquista da Segunda Divisão, os jogadores entraram de férias. A reapresentação somente ocorrerá no dia 26 de agosto.
A estréia do Galícia será em Pituaçu, no dia 28 de setembro, no clássico contra o Vitória. Confira a tabela completa da primeira fase da Copa Governador do Estado 2013.