Escudo

O escudo do Galícia é composto por uma faixa diagonal azul e a Cruz de Santiago em vermelho sobre um fundo branco, com as iniciais do clube ao longop da faixa diagonal. A Cruz de Santiago e as cores do escudo remetem às raízes e tradições galegas do Demolidor de Campeões.

Uniforme

Ao longo de sua história, o uniforme do Galícia passou por diversas modificações e teve muitas versões, todas elas sempre com uma cor em comum: o azul, em referência à bandeira da Galícia, região autônoma da Espanha, da qual o Galícia herdou o seu nome.

O uniforme mais conhecido na atualidade é certamente o composto por camisa toda azul e calções brancos. Este foi, por exemplo, o uniforme oficial da grande equipe que ficou com o vice-campeonato baiano de 1980, integrada por craques como Washington, Pirulito, Esquerdinha e Robson. Tem sido também o uniforme oficial nos últimos anos.

Porém, o time já atuou diversas vezes, tanto no passado remoto quanto recente, com uma camisa composta por uma faixa diagonal, em duas diferentes versões: camisa azul com a faixa branca, e camisa branca com a faixa azul. Em ambos os casos, o azul é claro, como o da seleção galega, diferente, portanto, do tradicional azul “royal” do padrão mais conhecido.

Um outro uniforme que já foi adotado por diversas vezes no passado, inclusive na época do último título baiano do Demolidor de Campeões (1968), é o composto por faixas verticais brancas e azuis intercaladas. Este é o uniforme que será adotado em 2013, num resgate do passado que certamente agradará a todos os azulinos. Este uniforme foi escolhido a partir de um inédito e democrático processo de consulta à torcida, que elegeu entre três opções: camisa toda azul; faixa diagonal; faixas verticais.

Mascote

Os granadeiros azulinos não fogem à luta!

Nos antigos exércitos, os granadeiros eram os soldados encarregados de levar granadas e marchar na linha de frente dos regimentos. Na Espanha dos séculos XVII, XVIII e XIX, estes eram soldados de elite, entre os melhores de cada batalhão. A sua importância era tamanha, que o próprio hino da Espanha, além de ser chamado “Marcha Real”, também é conhecido como “Marcha Granadera”.

Foi daí que o Galícia adotou o granadeiro como símbolo, para representar não somente a sua ligação com a Espanha, mas também a força e o poder de seus jogadores.

Hino do Galícia

Composição: Francisco Icó da Silva
Interpretação: Inema Trio (Douglas, Tom e Dito).

Galícia, Galícia, Galícia,
Demolidor de Campeões
Granadeiro da Cruz de Santiago
Clube querido com muitas tradições

O Galícia tem nome na história,
No futebol tem títulos de glória
Salve, salve, pendão galiciano
Alegria do futebol baiano

Um, dois, três…
Granadeiros tricampeões
Um, dois, três…
Azulino que domina corações.

O Galícia é um forte toureiro
Que toureia com muita valentia
Que domina qualquer touro, na arena
Lutando sempre com amor e galhardia

Os torcedores do Galícia são modestos
São ordeiros, contudo animados
Para frente Galícia, eles gritam
Levando o clube a conquistar bons resultados

Para frente Galícia mais um tento
Não desanime porque vitória é nossa
Para frente queremos mais um título
Para frente com você não há quem possa

Para frente queremos mais um título
Para frente com você não há quem possa