O Galícia encerrou sua participação no Baianão 2015 no último domingo, após perder o jogo de volta das quartas-de-final contra o Bahia. Com as duas derrotas, o Azulino foi superado pelo Tricolor, que ganhou o direito de disputar as semifinais da competição.
No balanço final, o Azulino fez oito pontos em duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, o que, apesar de não ter sido suficiente para levá-lo as às semifinais, garantiu a passagem da primeira fase para as quartas-de-final, evitando o “mata-mata” do rebaixamento e superando equipes que, no início da competição, eram apontadas pela imprensa especializada como favoritas às primeiras colocações.
E, mostrando a dificuldade da disputa deste ano, caímos nas quartas-de-final na ilustre companhia do Vitória, equipe que tem um orçamento disparadamente superior ao nosso, mas que acabou eliminada precocemente. O Granadeiro caiu nas quartas-de-final ante o Bahia, vigente campeão, que, com a eliminação do rubro-negro, figura como grande favorito para revalidar o título.
O Galícia, que esteve por quase uma década e meia afastado da elite do futebol estadual, pôde garantir a permanência por mais um ano na Primeira Divisão. Lembremos que a Catuense, que subiu conosco em 2013, foi uma das rebaixadas este ano. E que o Botafogo, outro clube tradicional, foi rebaixado no ano passado apenas dois anos depois de ter conseguido o acesso.
Assim, apesar das duas derrotas no Clássico das Cores, que, sem dúvida, não agradaram a nenhum galiciano, aí incluídos o presidente e os demais membros da diretoria, saímos da competição com a satisfação de termos garantido a permanência na elite pelo terceiro ano seguido, e com a certeza de que, desta forma, estamos pavimentando o caminho para que o Galícia estabilize-se como um clube de Primeira Divisão. Os acertos deste ano serão aproveitados no próximo, e os erros serão usados como fonte de crescimento e aprendizado.
O presidente Dario Rego deseja expressar seu agradecimento a todos aqueles que nos apoiaram, torcedores, diretores, profissionais do clube e parceiros, além da imprensa esportiva e dirigentes. Continuaremos trabalhando por um Galícia digno de suas melhores tradições.