a-tarde-viagem-no-tempo-galicia-excursao-espanha

O Caderno de Esportes da edição desta quinta-feira de A Tarde publicou um artigo especial sobre o Galícia, intitulado “Festa para os granadeiros bem-sucedidos na Espanha”.

O artigo do jornalista Ricardo Palmeira faz parte da seção “Viagem no Tempo”, que relembra fatos memoráveis publicados pelo jornal em outras épocas.

Neste caso, o fato em questão foi o retorno do Demolidor de Campeões da excursão que realizou por terras galegas no ano de 1992. A edição de 23 de julho daquele ano publicou a reportagem “Delegação do Galícia foi recebida, ontem, com festa”, ilustrada por uma foto do zagueiro Gedeon, erguendo um troféu sobre a cabeça.

O time granadeiro trouxe na bagagem diversos troféus e placas comemorativas das oito partidas que realizou em cidades da Galícia, contra equipes da terceira divisão espanhola. O resultado não poderia ter sido melhor: oito vitórias, sendo sete no tempo normal e uma nos pênaltis, com 30 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Aquele foi um time que revelou grandes talentos, entre eles, o centroavante Oséas, que, mais tarde, brilharia no Atlético-PR e Palmeiras, chegando inclusive à Seleção Brasileira. Além dele, o volante Souza, que jogou o mundial sub-20 de 1989 pela Seleção Brasileira (terceiro lugar), e que despertou o interesse do Sporting de Gijón durante a excursão.

Souza, porém, acabou sendo transferido para o Bahia, onde sagrou-se bicampeão baiano (1993/94), e, em seguida, para o Botafogo-RJ, pelo qual foi campeão brasileiro em 1995. Somente em 1996 o Sporting de Gijón conseguiu finalmente contratá-lo.

Coincidentemente, Souza foi o escolhido este ano pela FBF para dar nome ao troféu de campeão da Segunda Divisão, o que mostra, mais uma vez, o prestígio alcançado por jogadores que atuaram no Galícia no início de suas carreiras.

About Assessoria

O primeiro tricampeão baiano!