O Galícia começou com o pé direito as finais da Segunda Divisão do Campeonato Baiano 2013. O Demolidor de Campeões, já classificado para a Primeira Divisão, foi a Alagoinhas enfrentar a Catuense, conseguindo uma excelente vitória por 2 x 1 (veja no nosso lance-a-lance os detalhes da partida). O time comandado por Sérgio Veloso chegou a estar vencendo por dois gols de diferença durante boa parte do tempo, mas a Catuense conseguiu diminuir.
O Granadeiro saiu na frente com apenas cinco minutos de jogo, através do zagueiro Uelinton Binho, que aproveitou uma cobrança de escanteio de Carlos Alberto para finalizar com o pé direito, dentro da pequena área, sem chances para o goleiro João Paulo. Aos 43 do primeiro tempo, Alemão fez o segundo, após rápida jogada do lateral Carlos Alberto, que, pela direita, lançou Teco Baiano dentro da área. O atacante chutou de primeira, o goleiro espalmou, e a bola sobrou para Alemão, que, dentro da pequena área, não perdoou. Foi o quinto gol do atacante granadeiro na competição, que o deixou isolado na artilharia geral.
No segundo tempo, já com dois gols de vantagem, o Galícia praticamente limitou-se a esperar a Catuense, que se lançou como pôde ao ataque para tentar diminuir o prejuízo. Enquanto isso, o Azulino tentava responder com rápidos contra-ataques. E foi assim que o time de Catu acabou conseguindo o seu gol, aos 27 minutos, quando Jajá aproveitou passe de Jeferson para chutar de primeira de dentro da área e superar o goleiro Tigre. O goleirão granadeiro, por sinal, foi destaque na segunda etapa, quando realizou algumas grandes defesas.
Já nos descontos, o ataque galiciano teve uma grande oportunidade de ampliar o marcador, quando Diego Higino penetrou pela esquerda da área e chutou rasteiro, vencendo João Paulo. A bola, porém, bateu caprichosamente na trave direita, e ainda retornou aos pés de Diego, que tentou aproveitar o rebote, mas chutou na rede pelo lado de fora.
O resultado final foi um grande passo para o Galícia na luta pelo título. Por ter realizado uma melhor campanha, o time joga por dois resultados iguais, o que significa que poderá perder por até um gol de diferença no próximo jogo para ser campeão.
A partida decisiva será realizada em Pituaçu, às 17 horas do próximo sábado. Vamos comparecer em massa e ajudar o Azulino a comemorar mais esse título!