O Galícia enfrentará, no próximo sábado, o seu jogo mais importante dos últimos anos, sem sombra de dúvidas! Ontem, o time granadeiro foi derrotado por 1 x0 pelo Flamengo no jogo de ida das semifinais da Segunda Divisão 2013, em Guanambi (confira como foi o jogo no lance-a-lance). Porém, como joga por dois resultados iguais, por ter sido primeiro colocado de seu grupo na fase classificatória, bastará ao Galícia uma vitória simples na segunda partida para atingir o seu grande objetivo, a meta com que vem sonhando desde 1999: voltar à Primeira Divisão do Campeonato Baiano!
Primeira batalha: caímos lutando!
O difícil jogo deste domingo em Guanambi viu um Galícia aguerrido e lutador, que suportou por 180 minutos, com muita determinação, a pressão da torcida local. Pressão que começou desde a chegada do time ao estádio 2 de Julho: o ônibus da delegação foi recebido com rojões, que deixaram a delegação bastante assustada. Durante o jogo, mais de 3 mil pessoas gritavam ensurdecedoramente, sentadas nas arquibancadas apertadas, ou de pé, no nível do campo, atrás dos alambrados, fazendo do estádio guanambiense um caldeirão pronto para “consumir” o time visitante.
Dentro de campo, os dois times fizeram um jogo franco, que, no primeiro tempo, mostrou ligeira predominância do time local, que buscava a vitória para reverter a vantagem galega de jogar por dois empates. No minuto 31, o flamenguista Gilmar acertou a trave, assustando o goleiro Tigre, do Galícia. No segundo tempo, foi a vez do Galícia pressionar mais, para a preocupação da torcida local. No entanto, a sorte sorriu para o Flamengo quando, já nos descontos, Mica cobrou uma falta pela direita, o goleiro do Galícia tentou afastar, mas a bola sobrou dentro da área nos pés de Roni. O atacante, que havia substituído Rodrigo, completou para as redes, para o delírio de quase todo o estádio, exceto os poucos galicianos que estavam presentes.
O Galícia perdia assim a primeira batalha, mas saía de Guanambi com a cabeça erguida, por ter jogado de igual para igual em condições tão adversas.
Pituazul: a batalha decisiva!
O elenco do Galícia já chegou hoje pela manhã a Salvador, e teve o dia de descanso para se recompor da longa viagem desde Guanambi. Amanhã, o trabalho recomeça, com um treino físico pela manhã e técnico e tático à tarde. Serão poucos dias para o jogo de volta, e a comissão quer ver o time pronto para o próximo desafio.
Agora, a batalha decisiva será desenrolada num campo com o qual os atletas azulinos estão familiarizados, e onde poderão contar com o apoio irrestrito da fiel torcida da Cruz de Santiago: o estádio de Pituaçu, que, esperamos, será coberto por uma maré azul no próximo sábado, às 16 horas, transformando-se em Pituazul!
E, se em Guanambi foram três mil pessoas apoiando o time da casa, em Pituazul, seremos, assim esperamos, ainda mais galicianos e simpatizantes torcendo pelo time soteropolitano! Lembremos que, em 2007, na final da Segunda Divisão, o Galícia levou mais de 5 mil pessoas à antiga Fonte Nova, numa belíssima festa que foi saudada por toda a imprensa baiana como a prova de que o Demolidor de Campeões continuava sendo o terceiro clube de maior apelo popular de Salvador.
Vamos provar então que o clube do Parque Santiago pode voltar a ser a terceira força do nosso futebol, e apoiemos os guerreiros granadeiros na épica batalha final que se avizinha no sábado: a luta pelo retorno do Demolidor de Campeões à Primeira Divisão!
Torcedor granadeiro, vá com sua bandeira e sua camisa, leve com você sua família, seus amigos, torcedores ou simpatizantes do Galícia! E se você é torcedor do Bahia ou do Vitória, venha também nos apoiar! Salvador precisa de mais um clube de força e prestígio na Primeira Divisão! Compareça a Pituaçu vestido de azul e branco e torça pelo time granadeiro!
Vamos vencer essa guerra, vamos reverter esse resultado! Este ano, já passamos pelo difícil desafio de nos classificarmos para as semifinais: foi numa vitória suada contra o Ypiranga, com um gol salvador de Diego Higino aos 50 minutos, que nos fez avançar da primeira fase, algo que não ocorria há 6 anos. Por isso, e por tudo que lutamos e que superamos durante esse ano, acreditamos que esta é a nossa vez!
Vamos lá, vamos vencer! Todos juntos em Pituaçu no próximo sábado! Sí, se puede!
Arriba, Galícia! Avante, Granadeiros!
Beto Boullosa, Diretor de Comunicações do Galícia Esporte Clube