Dia 25 de Julho é celebrado o Dia Nacional da Galícia e ao Santiago Apóstolo, São Tiago Maior, padroeiro da Galiza, Espanha e do Demolidor de Campeões.
A História
Nascido na cidade Betsaida, a nordeste do Mar da Galileia, Tiago era filho de Zebeleu e Salomé, e irmão do apóstolo João. Segundo a Bíblia, era um dos discípulos mais próximos a Jesus, já que várias ocasiões era um dos três apóstolos escolhidos para acompanhá-los em algumas peregrinações.
Com o decorrer do tempo, seu nome evoluiu de acordo com as línguas. Na Península Ibérica, tornou-se Jaume ou Jaime, formas mais correntes no catalão. Em outras formas patrimoniais, como castelhano, aparecem registradas como Yaguo devido a evolução da função fonética com o nome usado: Santi Yaguo.
No domínio galego-português, a igreja manteve unido o nome com o adjetivo que chegou a popularizar como Santiago (São Tiago).
Santiago de Compostela
Morto em 44 d.c. na cidade de Jerusalém, segundo uma tradição lendária, o corpo de São Tiago teria sido transportado para a Galiza, e sepultado no lugar de Compostela, atualmente chamado até hoje de Santiago de Compostela em sua homenagem.
O santuário em Compostela, tornou-se um dos três mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão. O Caminho de Santiago passou por isso a designar um conjunto de rotas, pejadas de albergues e hospícios dedicados ao santo, que cruzavam a Europa Ocidental e Portugal até Santiago de Compostela, através do Norte de Espanha.
Granadeiros da Cruz de Santiago
Santo patrono do Galícia Esporte Clube, que carrega a sua cruz no escudo, e cujo estádio se chama Parque Santiago e localiza-se na Avenida Santiago de Compostela. Justas homenagens a este símbolo maior da terra de onde vieram aqueles que construíram a história deste clube que se orgulha de representar a integração entre baianos e galegos.